"E quando a festa já ia se aproximando, como explicar a agitação que me tomava?
Como se enfim o mundo se abrisse de botão que era em grande rosa escarlate.
Como se as ruas e praças do Recife enfim explicassem para que tinham sido feitas.
Como se vozes humanas enfim cantassem a capacidade de prazer que era secreta em mim.
Carnaval era meu, meu."

(Clarice Lispector )







terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Brincantes III

Espetáculo popular (auto ou drama pastorial) pertencente ao ciclo natalino, é apresentado, ao ar livre, no período entre meados de novembro e o dia de reis, a 06 de janeiro. O espetáculo é representado com o público de pé, formando um círculo. O boi, personagem principal, é feito de uma armação de madeira coberta de pano colorido e enfeitado. Uma pessoa fica dentro do boi, pulando, dançando e avançando sobre o público. Durante a encenação o boi, morre e ressuscita. A interjeição "bumba" significa "pancada, estouro, queda", de forma que o termo que denomina o espetáculo equivale a "bate, chifra, meu boi".

Os personagens do espetáculo são classificados em três categorias: humanos (Os femininos são representados por homens travestidos. O Capitão é o comandante do espetáculo. Há também Mateus e Catirina, personagens bastante conhecidos que apresentam os bichos, cantam e dançam de forma engraçada, divertindo muito o público. Catirina é uma negra, muito desinibida que em alguns bumbas é a mulher de Mateus. Fazem parte ainda do elenco: Bastião, a pastorinha, a dona do boi, o padre, o doutor, o sacristão, Mané Gostoso, o Fanfarrão); animais (Burrinha, Ema, Cavalo-Marinho, Boi, a cobra, o pinica-pau); e fantásticos, entre estes o Diabo, o Caipora, o Morto-Carregando-o-Vivo, Babau, e o Jaraguá.

O enredo é que não muda em todos os bumbas-meu-boi. O boi da pastorinha se perde e ela sai a sua procura pelos arredores e vai encontrando os vários personagens. No final o boi é sempre morto e ressuscitado, e com a morte dele se canta a seguinte lamentação, muito conhecida de todos:
O meu boi morreu
Que será de mim?
Manda buscar outro
Ô maninha, lá no Piauí



2 comentários:

lula eurico disse...

Será que o auto do Baile do Menino Deus tem a ver com todos esses brincantes. Ou pelo menos com esse do boi e do cavalo marinho, amiga?

Cecília disse...

Acredito que a gente vai ver alguma coisa desses brincantes sim.

Beijo Grande Meu Amigo!