"E quando a festa já ia se aproximando, como explicar a agitação que me tomava?
Como se enfim o mundo se abrisse de botão que era em grande rosa escarlate.
Como se as ruas e praças do Recife enfim explicassem para que tinham sido feitas.
Como se vozes humanas enfim cantassem a capacidade de prazer que era secreta em mim.
Carnaval era meu, meu."

(Clarice Lispector )







sábado, 15 de novembro de 2008

PSALMO Nº 7 - RESPONSÓRIO





(Chantre)

Às tuas portas
aquietarei minh'alma...

(Côro)

Como se fosses um altar, Olinda!

Silente, adentrarei
pelos teus átrios...

Como se fosses um altar, Olinda!






Com a paz dos monges

dentro dos mosteiros...

Como se fosses um altar, Olinda!

Meditarei ouvindo

o tempo inteiro...

Como se fosses um altar, Olinda!





a secular canção

das tuas ruas

Como se fosses um altar, Olinda!





Hei de pisar

por essas pedras nuas

Como se fosses um altar, Olinda!




dessas ladeiras

becos e vielas

Como se fosses um altar, Olinda!





salmodiando os feitos

de outras eras

Como se fosses um altar, Olinda!





Com reverência e emoção infinda


Como se andasse em um altar:

Olinda!



As fotos d'Olinda copiei de Bob Omena:

www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=495631

A 3ª foto é do Pedro Valadares:

http://farm2.static.flickr.com/1087/897176688_db390ca8bb.jpg?v=0

*************************************************

O texto é do compadre Eurico, de uma gorada procissão

poética que faríamos pelas ruas d'Olinda, em 1995, e que

se chamaria Psalmos Apócriphos.

14 comentários:

Jacinta Dantas disse...

Salmodiai com alegria, com sons Apócriphos regidos pelo compasso do coração.
Salmodiai com alegria,com sons regiods pelo olhar do coração.
Salmodiai com alegria, com sons guturais do coração: Ó linda! Ó linda, Ó linda...
Salmodiai com alegria.
Beijos meu compadre. O seu amigo Eurico sabe bem das coisas.

Carlinhos do Amparo disse...

Bondade tua, Jacinta. eu e meu compadre somos aprendizes da vida.
Mas felizes por ter vc como amiga fraterna!

Sueli Maia (Mai) disse...

Saudades de Olinda!
Renovaste em mim tanta lembrança...
Teus versos, imagens, trouxeram de volta, em minha memória, as ruas e igrejas por onde andei.
Abraços.

Carlinhos do Amparo disse...

Volte sempre a Olinda! Aqui no Sítio estaremos com corações e portas abertas pra vc, Mai.
Abraço fraterno.

Ester disse...

Carlinhos,


esse tour emocionante por Olinda é de tirar o fôlego!!!

Tens a sorte e o privilégio de morar num santuário que é de uma riqueza cultural e ecológica sem precedentes!


Longa vida à Olinda e a seus súditos!


bj


..

Carlinhos do Amparo disse...

Grato, amiga Esther. Tua visita é sempre bem-vinda, pela generosidade de teu coração, que é de onde emanam essas tuas gentis palavras!

Sueli Maia (Mai) disse...

Voltei, quero mais... E mais.
Abraços.

Carlinhos do Amparo disse...

O ritmo das postagens é bem olindense, né. Um trato moroso e amoroso com as idéias, como diria Gilberto Freyre. Mas seja bem-vinda sempre. Breve trago mais de Olinda.

Ester disse...

Querido amigo,

estou de volta e com saudades daqui!

espero que esteja tudo bem!


abraços de luz!

Sueli Maia (Mai) disse...

Carlinhos, vou deixar aqui uma pergunta que é meio ue uma provocação:
Tu és pernambucano ou baiano?
Deixa de preguiça e posta uma poesia inédita com fotos inéditas.

Eu já voltei e voltei e retornei e já li e revi ....
E continuas na rede?

Deixo-te um abraço, talvez dois.
Mas só volto quando poemares outra vez.

carinho.

Cecília disse...

Olá Carlinhos!

Que lindo blog! Vocês fazem um trabalho maravilhoso de divulgação da cidade e sua cultura! Os textos e fotografias são fantásticos...
Sabe que senti um frio na barriga quando vi o convite do Eurico e logo depois você reforçando? Um misto de orgulho, nervosismo e honra por poder participar de uma postagem aqui no seu blog... Será que consigo fazer algo à altura???

Fui olhar o ‘Sitio D’Olinda’, é blog muito bonito, vocês fazem um belo trabalho, Gostaria de linkar, inclusive, posso?
Só tenho uma dúvida, Me diz como vocês querem que seja mais ou menos o post: Tipo, os folguedos e a historia com fotos???
Vou começar a pensar em como vou escrever, mas tenho mais uma pergunta: pra quando vocês querem este post???

Beijão!
Muito obrigada pelo convite!
Vai ser muito bom colaborar com vocês! Uma honra!

Cecília disse...

Ah... Ótimo! Então ja sei como fazer... Fotos e cor é comigo mesmo, principalmente em se tratando de Natal que é uma festa que Amo!!!
Acho que dá pra fazer um ou dois posts por semana (até encerrar o ciclo natalino) se eu consegui o material que to pensando... te mando algo por e-mail.

Beijos!

Zeca disse...

Pessoal do Sitio d'Olinda!

Parabéns por tudo! Gostei deste passeio pelas ruas dessa linda cidade, riquíssima de história e histórias, ao som dos lindos versos do amigo Eurico.
Somos privilegiados por vivermos em nossos paraísos. O meu é Paraty.
Amo Olinda e ainda hei de voltar antes de despedir-me da Terra...

Abraços.

Carlinhos do Amparo disse...

Venha, Zeca, venha simbora!!! Nós com certeza veremos pelas tuas Janelas, a linda Paraty, que também é Paranós e para todo mundo!!! Qualquer dia a turma aqui pega um avião e invade aí essa belezura de cidade!!!
Abraçamigo.