"E quando a festa já ia se aproximando, como explicar a agitação que me tomava?
Como se enfim o mundo se abrisse de botão que era em grande rosa escarlate.
Como se as ruas e praças do Recife enfim explicassem para que tinham sido feitas.
Como se vozes humanas enfim cantassem a capacidade de prazer que era secreta em mim.
Carnaval era meu, meu."

(Clarice Lispector )







terça-feira, 22 de julho de 2008

Índios (uma releitura no Sítio)

Quadro ufanista que retrata a missa campal na invasão do Brasil


ÍNDIOS


“...nos deram espelhos, vimos um mundo doente...”
.........................................................Renato Russo


Certo dia descobrimos uns galegos
Com seu deus crucificado
e, incautos, nos entregamos, cordeiros,
ao holocausto...

Descobrimos a Europa
Com os seus princípios...de bosta,
seus missais e arcabuzes,
a sua ciência morta,
E com as doenças de um mundo
ranzinza e antivital.

Nesse dia tão medonho
nos tornamos Portugal.

Contaram-nos do amor desse deus manso e pacífico,
por seus tataravós assassinado,
E, poluindo nossas almas inocentes,
nos vestiram com esse manto fictício,
e esses valores nauseabundos do ocidente.

Quem sabe, Nietzche, salve-nos, quem sabe,
pela transvaloração dessa cultura.
E que essa Tribo ensandecida morra
pra esse velho Novo Mundo infectado pela usura,
com rosários de prata sobre o peito
e pedaços de oiro em nossos dentes.

Mas morramos numa festa do Quarup
sem pecado, (que o pecado cá não existe)
sem medo e sem mentiras clericais,
celebrando a floresta ou a que nos resta
alegremente livres...
sim, felizes!

****************************************

Eurico
(Compadre Carlos, fiz essa releitura especial
para esta edição do Sítio d'Olinda,
de um poema antigo, que ora
dedico a Roberto Gambini.)

2 comentários:

Ilaine disse...

Carlinhos!

Ó linda cidadela!

Saudades daqui e daí! Faz um ano já. Levo comigo a cor do céu e das casas de Olinda. Lá adiante o mar... Infinitamente belo!

Abraço carinhoso
Ilaine

Abraço para você também de Matheus, meu menino brasileiro!

Carlinhos do Amparo disse...

Matheus e Christian, né isso? Abraços nos dois e muita saúde e alegria de viver!
Abraço também no Mr. Herman. E em vc, minha amiga.