"E quando a festa já ia se aproximando, como explicar a agitação que me tomava?
Como se enfim o mundo se abrisse de botão que era em grande rosa escarlate.
Como se as ruas e praças do Recife enfim explicassem para que tinham sido feitas.
Como se vozes humanas enfim cantassem a capacidade de prazer que era secreta em mim.
Carnaval era meu, meu."

(Clarice Lispector )







quinta-feira, 12 de junho de 2008

Leão do Norte



Sou o coração do folclore nordestino

Eu sou Mateus e Bastião do Boi Bumbá

Sou o boneco do Mestre Vitalino

Dançando uma ciranda em Itamaracá

Eu sou um verso de Carlos Pena Filho

Num frevo de Capiba

Ao som da Orquestra Armorial

Sou Capibaribe

Num livro de João Cabral



Sou mamulengo de São Bento do Una

Vindo no baque solto de um Maracatu

Eu sou um auto de Ariano Suassuna

No meio da feira de Caruaru

Sou Frei Caneca do Pastoril do Faceta

Levando a Flor da Lira

Pra nova Jerusalém

Sou Luis Gonzaga

E eu sou mangue também


Sou Macambira de Joaquim Cardoso

Banda de Pife no meio do Canavial

Na noite dos tambores silenciosos

Sou a calunga revelando o Carnaval

Sou a folia que desce lá de Olinda

O Homem da Meia-noite puxando esse cordão

Sou jangadeiro na festa de Jaboatão


Eu sou mameluco, sou de Casa Forte
Sou de Pernambuco,
Eu sou o Leão do Norte

Lenine

(Ainda em desagravo aos nordestinos, ofendidos pela mídia sudestina,
e em comemoração da memorável façanha do Sport Club do Recife,
contra tudo e contra todos, campeão da Copa do Brasil.
Assim se faz um mito!!!)

2 comentários:

mari lou disse...

heheheh

nada melhor q lenine pra mostrar q em todo canto tem coisa boa.

as ofensas sempre existirão, afinal, tudo q é diferente, para nós, ofende. funcionamos assim. pra lidar com isso e tentar ir além, para compreender o diferente como algo q enriqece a realidade e faz com q ela seja "vivível", é tempo na reflexão. tem d usar a cachola e o sentimento.

mas, ô coisa boa, né? todo nordestino, creio eu, tah feliz com essa. a maioria dos campeonatos é vencido por times d outras regiões, em função d mtas coisas, sabemos. e superar estes fatores, mostrando q somos igualmente capazes, é maravilhoso.

viva sport, viva pernambuco, viva nordeste!


bjoca,

té!

Carlinhos do Amparo disse...

Minha amiguinha, bem-vinda ao sítio. Bem, foi apenas uma pequena parcela da imprensa sudestina que destratou o povo nordestino, dizendo que em nossa terra só tem pedofilia e jagunços. Quem dera esse problema horroroso fosse restrito à praia de Boa Viagem e que o resto do país fosse um santuário para as crianças...quem dera...e que as milícias do Rio não existissem nos morros, quem dera...
Mas viva o povo brasileiro, e viva o povo nordestino!!!
Abraço amigo e fraterno.
Volte sempre!!!